segunda-feira, 10 de agosto de 2009

AMAs disponibilizam medicamento contra a gripe H1N1


O Tamiflu, medicamento indicado para o tratamento da gripe A (H1N1) será fornecido nas 115 AMAs da capital, mediante apresentação de prescrição médica, a pacientes que apresentem os sintomas da nova gripe.


Os pacientes que apresentem quadro de gripe e receberem prescrição médica (receita) para fazer uso do medicamento Tamiflu já podem encontrá-lo nas 115 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) de São Paulo. Indicado para o tratamento da gripe A (H1N1), o Tamiflu será fornecido seguindo-se o mesmo procedimento adotado para os medicamentos de uso controlado.

"Nós criamos uma rede em nossas 115 AMAs, que vão atender as receitas médicas tanto do setor público como do privado. Como o Tamiflu não existe nas farmácias, por estar centralizado no Ministério da Saúde, nós temos de montar um sistema para que, prescrito o remédio, as pessoas possam ser atendidas", disse o secretário municipal da Saúde.

A maioria das AMAs funciona das 7h às 19h, inclusive aos domingos. Há 11 unidades que funcionam 24h. O Tamiflu não é fornecido em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou em AMAs Especialidades.

Para obter o remédio, os pacientes precisam comparecer à AMA munidos da receita médica, de um formulário específico, obtido com o próprio médico, e de um documento de identificação.

O procedimento, de acordo com o secretário, é similar ao de obtenção de um remédio com tarja preta. "Este é um medicamento controlado, que só pode ser fornecido sob prescrição médica e com a identificação do usuário para que as autoridades e técnicos tenham como acompanhar a evolução dos casos no Brasil todo", afirma.

O formulário que deve acompanhar a receita médica está disponível no site da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) e fica retido na unidade de saúde no ato de entrega do remédio.

O secretário disse que a rede municipal de saúde, que atende mensalmente dois milhões de receitas médicas, possui experiência necessária para disponibilizar o Tamiflu e não há preocupação com os estoques. A cidade de São Paulo possui 25 pontos de abastecimento do remédio à disposição de hospitais e AMAs.

A orientação é que diante dos primeiros sintomas da doença (febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse) as pessoas procurem um médico. A eficácia do Tamiflu está condicionada à sua administração nas primeiras 48 horas após os sintomas.

Para encontrar a AMA mais próxima, confira a relação em arquivo. pdf dos endereços das unidades pela internet neste link.

Arquivo do blog