quinta-feira, 21 de maio de 2009

Agente Comunitário de Comunicação está com inscrições abertas



As inscrições para o projeto vão até o dia 29 de maio. A Coordenadoria da Juventude selecionará 30 jovens, entre 16 e 21 anos e que estejam cursando o Ensino Médio, que serão capacitados e atuarão em cerca de 120 telecentros.

Até o dia 29 de maio estão abertas as inscrições para os jovens que querem participar do projeto Agente Comunitário de Comunicação, que promoverá a capacitação de jovens em jornalismo comunitário.

Serão 30 jovens selecionados pela Coordenadoria da Juventude, que depois de capacitados atuarão com produtores de conteúdo dos assuntos de interesse da comunidade nas unidades de inclusão digital do Município, os telecentros.

A iniciativa é da Experimentar, empresa sem fins lucrativos que tem como diretor o jornalista Gilberto Dimenstein, idealizador também do site Catraca Livre. O projeto é inédito na Cidade e no primeiro momento atingirá cerca de 120 telecentros. A expectativa é que no próximo ano o programa alcance todos os telecentros implantados em São Paulo (atualmente são 320).

Podem inscrever-se no projeto jovens com idade entre 16 e 21 anos que estejam cursando o Ensino Médio, preferencialmente a segunda série (durante o segundo semestre) ou a terceira série (durante o primeiro semestre); não tenha concluído nem esteja cursando nenhum curso superior de graduação ou tecnológico e cuja renda per capita familiar não seja superior a dois salários mínimos.

Além disso, para ser considerado inscrito, os candidatos devem ser aprovados em prova técnica, promovida pela Coordenadoria da Juventude, composta por análise de texto, questões de gramática e conhecimentos gerais.

As inscrições devem ser feitas na sede da Coordenadoria da Juventude, que se localiza na rua Líbero Badaró, 119, no 7º andar, onde também será feita a seleção dos inscritos, ou pelo e-mail juventude@prefeitura.sp.gov.br.

A inscrição feita por e-mail deverá conter, necessariamente, os seguintes dados: nome, endereço completo (logradouro, número, CEP, bairro), telefone para contato, data de nascimento, número do RG, grau de escolaridade, informação da renda familiar e quantidade de pessoas na família.

O curso será dado na rua Padre João Gonçalves 168, na Vila Madalena, e terá carga horária de 28 horas. Ministradas pela equipe da Experimentar, as aulas treinarão novo olhar sobre a Cidade e a comunidade, fonte de notícias futuras.

O jornalista Gilberto Dimenstein salienta que as pessoas precisam redescobrir São Paulo e a grande gama de serviços e atividades que ela disponibiliza para o público, muitas vezes sem custo, e que nem sempre é do conhecimento de todos.

Para executar o trabalho, cada jovem que participar do curso e se tornar um multiplicador receberá uma ajuda de custo. A estimativa é que a ação nos telecentros tenha início no mês de agosto.

Para o secretário municipal de Participação e Parceria, o projeto inovador sugere um avanço no trabalho feito nos telecentros: “Estamos promovendo a inclusão digital de uma parcela significativa da população e agora damos um passo além, usando o computador e a internet como ferramentas de inclusão e também da informação”.

O projeto também visa a fomentar o interesse dos jovens por comunicação social. “A idéia é fomentar na juventude paulistana o interesse profissional e investigativo do jornalismo comunitário, criando uma rede jovem conectada com todos os cantos da Cidade e com a Prefeitura”, destaca o coordenador de Juventude, Rafael Castilho.

Arquivo do blog