terça-feira, 7 de julho de 2009

Prefeitura da Cidade de São Paulo inaugura Morada Nova Luz para receber idosos albergados


O Centro de Acolhida Especial Para Idosos Morada Nova Luz é o primeiro equipamento adaptado para esta finalidade e vai atender pessoas auto-suficientes, ou seja, que possam se locomover, se alimentar e cuidar de sua higiene sem necessitar do auxílio de terceiros.

Com capacidade para receber 100 pessoas, o equipamento começa a receber a partir desta terça-feira (07/07), 15 idosos vindos do albergue Boracea. As vagas serão preenchidas gradualmente, de acordo com a adaptação dos novos moradores.

A entrega da nova instalação foi feita nesta manhã pelo prefeito de São Paulo e pela vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

Situada na rua Helvétia, 234, Campos Elíseos, a Morada Nova Luz foi instalada no prédio em que, na década de 60, funcionava o hotel Arpege. Para essa nova finalidade, o edifício teve a fachada projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake e será administrado em parceria com a Organização Social Associação Aliança de Misericórdia, que já realiza trabalhos com a Smads em outros serviços.

A Morada tem como objetivo criar entre os novos moradores (homens e mulheres) um ambiente familiar, com privacidade e individualidade. Para atingir esse fim, os usuários serão acomodados nos 35 quartos (para duas ou três pessoas), distribuídos nos oito andares do prédio.

Em cada pavimento terão à disposição uma sala de estar e TV, além de banheiros privativos e adaptados para o uso de pessoas da terceira idade e com deficiências. Há ainda um refeitório e uma lavanderia com 12 tanques e três máquinas de lavar.

Das 8 mil vagas disponibilizadas nos 40 albergues da Capital, 720 são ocupadas atualmente por idosos. Para que esta população seja melhor atendida, a administração municipal pretende expandir este novo conceito pela cidade.

"Este é mais um avanço da Prefeitura, em conjunto com a sociedade civil, em benefício das pessoas que vivem nas ruas e necessitam dos nossos serviços. Outros prédios serão reformados para que mais idosos possam viver com melhor qualidade de vida", salientou.

A vice-prefeita disse que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou um estudo e constatou que muitos usuários moram nos albergues, e ressaltou que esta não é a finalidade destes equipamentos, destinados a curtas passagens.

"Têm muitos usuários que, por não terem resolvido sua situação, se transformaram em moradores fixos. E entre todos os vulneráveis, a Smads está focando o atendimento nos idosos que são os mais necessitados. O primeiro passo para melhorar a condição de vida deles foi a criação deste programa".

Morador do Albergue Boracéia há dois anos, o encanador aposentado Hermenegildo Sebastião, 73 anos, será um dos primeiros usuários a ser transferido, nesta terça-feira (07/07), para a Morada Nova Luz.

Por desentendimento com a esposa, foi parar no albergue. "O Boracea é bom, mas aqui vai ser melhor ainda, gostei muito das acomodações", disse ele que durante boa parte da vida morou no Horto Florestal e hoje sobrevive com o salário mínimo.

Arquivo do blog