quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa 63 anos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa  63 anos de adoção e proclamação pela Organização das Nações Unidas.
Sua finalidade é estabelecer os direitos fundamentais do homem junto à comunidade mundial. O esboço da declaração foi elaborado pelo canadense John Peters Humphrey, jurista e defensor dos direitos humanos, juntamente com outros colaboradores.
A Declaração foi usada para base de outros dois tratados: o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, e o Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que juntos formam a Carta Internacional dos Direitos Humanos.
A Carta Internacional busca promover e encorajar o respeito aos direitos humanos para todos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi publicada em cerca de 360 idiomas e é o documento mais traduzido no Mundo, segundo site das Nacionais Unidas no Brasil.
Seu trecho inicial destaca:
“A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.”

Clic aqui e veja mais

Arquivo do blog