terça-feira, 21 de abril de 2009

vacinação contra a gripe para idosos 2009


Secretaria da Saúde já trabalha na vacinação contra a gripe
O índice de abrangência de 80% da população idosa é estabelecido pelo Ministério da Saúde. No ano passado, o município conseguiu vacinar 81,16% das pessoas desse universo, com a aplicação de mais de 840 mil doses.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pretende vacinar mais de um milhão de paulistanos com 60 anos ou mais contra a gripe durante a campanha deste ano. O índice de abrangência de 80% da população idosa é estabelecido pelo Ministério da Saúde. No ano passado, o município conseguiu vacinar 81,16% das pessoas desse universo, com a aplicação de mais de 840 mil doses. Para elevar o índice, a secretaria organiza ampla mobilização de profissionais e unidades da rede pública para o período entre 25 de abril e 8 de maio. Na Cidade, haverá mais de 640 postos de vacinação, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

No Brasil, a cidade de São Paulo foi pioneira na prevenção contra a gripe entre a população idosa. Em 1998, foi realizada a 1ª Campanha Municipal de Vacinação para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. No ano seguinte, a iniciativa foi reproduzida em nível nacional. Considerando que não havia oferta similar, a aceitação na época foi bastante positiva. Mas foi apenas a partir de 2003 que o público-alvo assimilou a importância da campanha e os benefícios da imunização e, desde então, a proposta municipal segue em ritmo crescente de adesões.

Para a gerente de Imunização da Coordenação de Vigilância em Saúde, Maria Lígia Bacciotti Ramos, a vacinação aos paulistanos que se encaixam nesse perfil é importante, pois evita as complicações que a gripe pode trazer: "Doenças como pneumonia podem ser evitadas com medidas simples de prevenção que garantem maior qualidade de vida".

Gratuita, a vacina será aplicada em todas as UBSs, das 8h às 17h. Equipes atuarão em asilos, casas de repouso e outras instituições que abriguem pessoas com 60 anos ou mais. Já os acamados podem ser vacinados em casa, desde que sejam cadastrados na UBS mais próxima de sua residência. Para isso, um familiar ou responsável deve levar à unidade um documento e um comprovante de residência da pessoa a ser vacinada.

É indicado que os profissionais de saúde, em razão da própria atividade que exercem, também se previnam com a vacina contra o vírus influenza (gripe), uma vez que se encontram em um dos grupos considerados de risco acrescido.

A vacinação contra a gripe é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para pessoas com 60 anos ou mais, pois a taxa de mortalidade por complicações da gripe aumenta significativamente nessa faixa etária.

A relação dos postos de vacinação pode ser consultada pelo site ou pelo telefone 156.

Arquivo do blog