sexta-feira, 1 de maio de 2009

Virada cultural 2009 veja a programação


Virada Cultural em São Paulo terá mais de 800 atrações durante feriado prolongado
Evento terá pré-estreia com apresentação de grupo francês.
Central de Emergência e mais banheiros complementam infraestrutura.
Do G1, em São Paulo


Jon Lord, ex-tecladista do Deep Purple. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (15) a programação completa da Virada Cultural evento anual que acontece entre os dias 2 e 3 de maio em 2009, das 18h do sábado às 18h do domingo. Segundo dados oficiais, serão mais de 800 atrações em palcos distribuídos por todo o centro da cidade, alem de dezenas de CEUs, unidades do SESC e outros espaços culturais.

Confira a programação da Virada Cultural

Como declarou o diretor do evento, José Mauro Gnaspini, “a principal atração da Virada é a música, é ela que traz as pessoas para a rua, onde elas também terão acesso a outras formas de arte” – e música não falta na Virada. No palco principal, na Avenida São João, a abertura acontece com o “Concerto para grupo e orquestra” de Jon Lord (tecladista da banda inglesa de hard rock Deep Purple), e segue com Marcelo Camelo, Cordel do Fogo Encantado, a reunião dos Novos Baianos e fecha com um show de Maria Rita.

Consagrados

Alguns dos espaços consagrados se mantêm, como é o caso do Teatro Municipal, que traz músicos fazendo sessões únicas de um álbum marcante de suas carreiras, tocados na ordem certa, do começo ao fim. Em 2009, entre os destaques estão Arrigo Barnabé com “Clara Crocodilo”, Beto Guedes com “Alma de borracha”, Tom Zé com “Grande liquidação” e Francis Hime, ao lado da Orquestra Experimental de Repertório (regida por Jamil Maluf) tocando “Francis Hime”, de 1973.

A Praça da República continua também com o palco dedicado ao rock, com aprsentações de joelho de Porco, Tutti-frutti tocando o álbum “Fruto proibido”, MQN e com a banda cover de Frank Zappa Centra Scrutinizer Band se apresentando jutamente com Ike Willis, um dos principais frontman dos projetos do músico de vanguarda norte-americano. O rock ganha reforço com um palco na Estação da Luz, dedicados a homenagear Raul Seixas, que completa 20 anos de morte em 2009. Diferentes bandas vão tocar toda a discografia do roqueiro, em ordem cronológica – com participação dos Panteras, primeira banda de Raul, e Marcelo nova, último parceiro musical do baiano.

Imagem do grupo francês Carabosse e sua 'Instalação de fogo'. (Foto: Divulgação)
Um dos objetivos da Virada é a “ocupação do espaço simbólico que é o centro”, na opinião de Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura. A participação de artistas franceses deve ajudar a atingir esta meta, graças a uma parceria com o governo francês em virtude do Ano da França no Brasil. Na Catedral da Sé, o grupo Les Souffleurs Commandos Poétiques sopra poesia nos ouvidos dos passantes, e no Anangabaú (que mantém o Palco de Dança) o grupo Tango Sumo apresento o espetáculo “expédition paddock”, que se passa sobre camas.

Enquanto outras atrações francesas se espalham intinerantes pelas ruas da cidade, no Jardim da Luz ocorre mais uma novidade da Virada em 2009 – o evento terá uma pré-estreia no dia 1º, às 22h, com o grupo francês Carabosse fazendo a sua “Instalação de fogo” – que se repete no mesmo horário no dia seguinte.

A infra-estrutura do evento também será reforçada, diz o presidente da SP Turismo. A Virada vai contar com o dobro de banheiros químicos, organizados em bolsões, além de uma Central de Emergência, que vai reunir bombeiros, médicos, polícia e outros serviços públicos, facilitando o acesso do público. As linhas de ônibus e o metrô funcionará durante 24 horas, e a CET deve desviar o trânsito do centro, deixando o local livre para os pedestres

clic aqui e veja mais

Arquivo do blog